Que tinta usar para pintar cada tipo de ambiente?

Entenda os tipos de tinta e as principais indicações para planejar sua reforma

Escolher uma tinta para aplicar em um ambiente parece ser uma tarefa fácil, mas se engana quem acredita que a cartela de cores é a única coisa que precisa ser levada em consideração ao escolher qual produto comprar. Hoje no mercado temos diversos tipos diferentes de tintas, cada uma adequada para superfícies, materiais e ambientes específicos.

Acabamento com pintura

A pintura de elementos arquitetônicos é uma forma tradicional, rápida e econômica de personalizar o ambiente, mas não se limita apenas à questão estética. A tinta é também uma camada protetora ao elemento que ela é aplicada, seja uma simples parede ou também portas, esquadrias, portões e etc.

Entretanto, nem todas as tintas são adequadas para pintar qualquer superfície. Mesmo quando nos limitamos especificamente à pintura de paredes, há diversos tipos de tinta que podem ser escolhidas dependendo das características do ambiente.

Fatores que contribuem para a decisão do tipo de tinta a ser escolhido são a exposição da parede à ação do tempo (parede externa ou parede interna) e também se há a necessidade da parede ser lavada (áreas secas ou áreas molhadas), bem como a intensidade dessa limpeza. Há ainda casos especiais, como tintas antimicrobianas desenvolvidas para ambientes hospitalares, mas soluções mais comuns também podem ser usadas para esses ambientes.

Os principais tipos de tinta de parede e suas indicações:

Látex PVA: Indicada para ambientes residenciais, internos e secos como quartos e salas. Esse tipo de tinta não possui resistência à água e não é indicado para locais de grande tráfego de pessoas.

Acrílica: Já possui resistência à água e pode ser utilizada tanto em ambientes externos como a fachada e áreas molhadas como cozinhas.

Epóxi: Possui uma resina protetora que lhe garante muita resistência à água e produtos químicos, sendo ideal para utilização em cozinhas, banheiros e até áreas hospitalares devido à resistência que possui a lavagem.

Antimofo: Indicada para locais com grande umidade e até mesmo maresia, por conservar as superfícies e proteger as paredes.

Texturizada: Algumas linhas possuem acabamentos texturizados que são ideais para esconder imperfeições. Dependendo do fabricante são também resistentes à intempéries e ideais para fachadas.

Entretanto esses não são os únicos tipos e existem diversos outros no mercado para usos mais específicos. Justamente por isso, ao decidir pintar seu ambiente, procure a ajuda de um profissional especializado para ter certeza de que estará escolhendo a melhor opção para você.

Leave a Reply

Your email address will not be published.